Blog

A Endometriose e a vida sexual

13 de junho de 2017   publicado por: edeas

 

Endometriose é uma doença que atinge uma grande parcela de mulheres em idade reprodutiva e tem como sintomatologia, além da dor na menstruação, a dor na relação sexual.

Envolto em muitos mitos e preconceitos, o início da vida sexual para mulher com endometriose não é muito fácil. Como saber que o desconforto das primeiras relações não é normal? Muitos “conselhos e opiniões” virão para explicar o incomodo na relação e a falta de prazer sexual, porém, o libido feminino é multifatorial e dependente, na maioria das vezes, do estimulo do parceiro e do desejo de repetir relações sexuais que foram prazerosas.

O desconforto inicial das primeiras relações ou de certas posições, dá lugar progressivamente a um quadro de dor intensa que impossibilita a vida sexual normal. Mulheres maduras, que há muito se queixam para suas amigas e seu ginecologista de dor na relação, finalmente descobrem a Endometriose.

Relações perdidas e a progressão da doença trazem repercussões complexas para estas mulheres que, muitas vezes, irão precisar de tratamento cirúrgico, clínico, fisioterápico e psicossexual.

Contudo, a descoberta do problema é o primeiro passo para o empoderamento e tomada de decisão sobre qual a melhor abordagem e certamente é o caminho para uma vida sexual saudável e prazerosa.


Tags: #Dia dos Namorados #Relação Sexual #Dor na Relação #Sintomas de Endometriose #Clínica Sidney Pearce #Dr. Sidney Pearce #endometriose