Blog

Trompas de Falópio Estreitas

18 de outubro de 2017   publicado por: edeas

Trompas de Falópio ou tubas uterinas são tubos estreitos que ligam os ovários ao útero, permitindo que os óvulos produzidos se desloquem até a região uterina. Na tentativa de engravidar, algumas mulheres descobrem que as trompas estão bloqueadas, e que por isso os óvulos não conseguem passar, consequentemente, diminuindo as chances de gravidez.

 

–  Como elas bloqueiam?

O bloqueio das trompas pode acontecer por diversos motivos como infecções causadas por bactérias, o acúmulo de uma colônia de líquidos e massa dentro das trompas, e claro, a endometriose, que causa o bloqueio por meio do escape de sangue dentro do útero.

 

Quais os principais sintomas e como é feito o diagnóstico?

Na maioria dos casos, o principal sintoma deste problema é a dificuldade para engravidar. São raros os casos em que esse bloqueio gera alguma dor ou algum incômodo, e quando isso acontece, as chances de essa dor estar ligada à endometriose são grandes.

A melhor forma de fazer o diagnóstico desse problema é começando com uma consulta. O médico irá pedir uma Histerossalpingografia. Nesse exame injeta-se uma quantidade de contraste na cavidade vaginal da mulher preenchendo assim o interior do útero para uma simples radiografia.

 

Como funciona o tratamento?

Caso exista aderências ou trompas obstruídas por completo o médico irá indicar o melhor procedimento que vão desde cirurgia para desobstrução até procedimentos como fertilização in vitro. A cirurgia mais indicada e utilizada para tratar este problema é por via laparoscópica de melhor recuperação. O processo é pouco invasivo, facilitando a recuperação, e as massas que obstruem as trompas podem ser retiradas por completo nesses procedimentos deixando assim que a gravidez aconteça naturalmente.


Tags: #Trompas de Falopio #Ginecologia Clínica #Clínica Sidney Pearce #Dr. Sidney Pearce #Saúde feminina #Infertilidade #Tratamento ginecológico #Ginecologia #Cirurgia Ginecológica #endometriose #blogsidneypearce